quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O VERDADEIRO LIVRO DA VIDA


Cultura Racional
“UNIVERSO EM DESENCANTO”

 O VERDADEIRO LIVRO DA VIDA

Este livro contém uma mensagem dirigida à humanidade. O estilo apologético é vazado em linguagem simples e, por vezes, figurada, sem prejuízo dos valores das verdades substanciais que ensina.
                                                                        
Apresenta uma super cosmologia, que parte da existência de um Meta-Universo perfeito, a Planície Racional, de onde viemos e para onde retornaremos algum dia. Explica e justifica e existência do universo perecível em que vivemos.

Mostra o caminho a trilhar para atingir o reino do Absoluto, fazendo uso pleno da razão, o que se conseguirá uma vez alcançado o estado de graça da Imunização Racional.

Nos quadros dessa ciência superior são inseridas as explicações da origem da matéria, do desenvolvimento da vida e do fenômeno da consciência; introduzido o princípio da finalidade, da liberdade e da sobrevivência.

Mostra, ainda, ao desenvolver a suas teses, que não se trata de uma religião: não há uma dogmática imposta pela autoridade de onde se deduziriam crenças e se estabeleceriam normas de conduta sujeitas às sanções inapeláveis. Há isso sim, uma percepção direta do infinito.

Distingue o livro, a natureza invariante desse Meta-Universo, despido de aparências fugazes, caracterizando-o como entidade que “é” e não como entidade que “está sendo”, como no caso do nosso universo deformado da verdade contingente.

O leitor atento, persistente na reiteração da leitura e culto, encontrará nas páginas deste livro as mais legítimas conquistas do pensamento filosófico e científico de todos os tempos, passando por Platão e terminando nas realizações cientificas e contemporâneas, que, diga-se de passagem, é uma vitória do platonismo.

Eis algumas correlações entre esse pensamento e o conteúdo do livro: Neste o homem é vinculado ao universo (sete sementes), o qual deverá findar-se com o retorno do último ser humano a sua base de origem, a Planície Racional.

Esse super subjetivismo encontra-se em Eddington e é abraçado, pode-se dizer, pelos matemáticos e físicos atuais, todos filiados ao platonismo.

Vê-se que o livro sustenta que a vida preexiste ao ser humano; que o corpo e o espírito constituem numa unidade, que permanecerá na outra vida, com nova natureza.

Esta unidade é sustentada por W. James e por B. Russel (neo-realismo). O livro introduz a diversificação da eternidade, decompondo-a segundo uma hierarquia. Isso equivale à introdução da diversificação do infinito na ciência hodierna, feita por George Cantor com a sua fabulosa teoria transfinito.
O livro faz uma crítica fundamentada à impotência da razão humana, condicionada pelas imperfeições inerentes ao nosso universo. Essa insuficiência foi demonstrada pelos trabalhos notáveis de dois grandes vultos da ciência formal moderna, Kurt Gõdel e P. Cohen, quando provaram à existência dos indecidíveis.

Uma pequena descrição 
deste nosso Universo:

O Sol é o pólo energético do universo, Universo do Racional Superior; a Terra é o conjunto de locais onde se encontram os seres vivos; a Lua simboliza o elemento intermediário de ligação. A descrição tomou por modelo intuitivo elementar o nosso sistema solar com a mecânica dos movimentos aparentes, isto é: como é observada de referencial invariavelmente vinculado a Terra.

É feita em linguagem acessível a todas as camadas populares e não poderia sê-lo de modo diferente.

De fato; a descrição do Universo da ciência moderna, da Teoria de Einstein, em termos de linguagem comum é inexequível.

Este Universo difere inteiramente da imagem fornecida pela observação direta. É uma variedade quadrindimensional, em que o tempo se acha vinculada ao espaço; variedade curva, cuja curvatura assinala a presença da matéria gravitacional.

É finito, se bem ilimitado. O tempo é dotado de curvatura.

A velocidade da luz não pode ser superada.

A luz é de natureza eletromagnética e os átomos constituem fontes luminosas. O dia e a noite, que o homem comum vincula à posição da Terra em relação ao Sol, podem ser considerados, portanto, de modo profundamente diverso.

É, pois, nesse quadro, em que se inscrevem as leis da natureza. Tremendamente complicado, que o capítulo considerado deverá situar a realidade proposta pelo RACIONAL SUPERIOR. Só poderão fazê-lo, como fez, procurando apoio intuitivo na realidade imediata, que a ciência mostra como vimos ser aparente.

SOROCABA – SP - BRASIL
Fone: (15) 3012.3211– Cel.: (15) 98118.1830

PEDIDOS DE LIVROS: E-mail: machadojb@hotmail.com
Fone: (15) 3221.1207

Leitura online: www.novafaseracional.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário